Na
verdade, não existe uma fórmula de impedir que empregados ou ex-empregados
acionem seus empregadores ou ex-empregadores na Justiça Trabalhista porque o
Direito de ajuizar ações é garantido pela Constituição Federal e é essencial à
manutenção do Estado Democrático de Direito.
O
que existe são atitudes, mudanças de hábitos que o empregador deve implantar
para que se desestimulem ações judiciais aventureiras e sem fundamentos.

Existem
empresas em que o número de reclamações trabalhistas está bem próximo de zero,
e quando ocorre uma reclamatória o reclamante acaba não tendo sucesso nos seus
pedidos. São empresas que respeitam os Direitos do trabalhador, e cumprem suas
obrigações legais.
O
descumprimento da Legislação trabalhista resulta em sérios problemas para as
empresas, não só com reclamações trabalhistas, mais também com autuações e
multas.
Muitas
vezes a empresa só vem saber de procedimentos errôneos depois que ocorrem
autuações, e indenizações judiciais. As normas trabalhistas são cheias de
detalhes e estão em constantes mudanças, o que na maioria das vezes são de
difícil entendimento e aplicação.
O
recomendado é que a empresa tenha um bom Departamento de Recursos Humanos, ou
que contrate serviços de qualidade de empresas terceirizadas, e que tenha apoio
jurídico.
Além
disso, a empresa deve realizar com frequência uma auditoria interna, para
examinar as formas e procedimentos internos, examinando se os direitos e
deveres dos empregados e empregadores estão sendo respeitados, corrigindo
procedimentos vulneráveis, prevenindo assim riscos na área trabalhista e
consequentemente reduzindo custos.
Em
2005 o TRT (Tribunal Regional do Trabalho) julgou quase 2.000.000 de ações e o
MTE (Ministério de Trabalho e Emprego) autuou quase 60.000 empresas com um
total de quase 110.000 infrações. Números que cresce a cada ano.
É
sempre bom lembrar que para se evitar reclamações trabalhistas não basta
somente seguir rigorosamente a Legislação trabalhista, a empresa deve também
adotar boas condutas com os seus colaboradores, pois se existir uma relação de
confiança e credibilidade, as reclamações tendem a diminuir.
Como
visto, não existe uma formula mágica para se evitar reclamações trabalhistas, e
sim um conjunto de ações e cuidados que a empresa deve observar habitualmente.
A estrita observância das Leis, e uma boa orientação de especialistas na área,
além de um bom departamento jurídico são capazes de reduzir o numero de ações
contra a empresa, além de se evitar autuações e multas.
01
de março de 2012
*Marco Antonio
é especialista em Recursos Humanos e Proprietário da MF3 Consultoria - Assessoria trabalhista.
Fone: 11 95206.5758 – e-mail: marco.agf@hotmail.com
Muito bom o site trabalhista – vou indicar no meu site de advogado trabalhista
ResponderExcluirAdvogado Trabalhista - Advogados Trabalhistas , http://www.advogadostrabalhistas.com Advogado Trabalhista SP
Muito obrigado amigo. Indico seu site também. um abraço
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